História do Ju Jitsu Tradicional
Por Grão Mestre Anderson Fogassa de Souza 8º Dan de Ju Jitsu Tradicional.
Falar sobre a história do Ju-Jitsu é difícil, já que muito se defende sobre sua origem na India, bem como pela propaganda para declarar-se como a arte de onde se originou todas as demais.
Para falarmos da origem de todas as artes marciais precisaremos dar um passeio na história da Índia.
Métodos de combate,confrontos, lutas corporais são, provavelmente, tão antigas quanto o ser humano. Estudiosos no assunto entendem que os atuais estilos marciais derivam de estilos mais antigos que tiveram suas raízes mais remotas no século V e VI antes de Cristo, quando se encontram os primeiros indícios de lutas na Índia.
Começou, através do príncipe indiano Siddhartha Gautama, mais conhecido como Sakiamundi, ou simplesmente como "O Buda", que observando os movimentos dos animais criou um complexo sistema de exercícios que tanto favoreciam a saúde do corpo, como também serviam de auto-defesa contra possíveis mal-feitores. Este sistema ficou conhecido como Vajramushti e foi ensinado aos seus discípulos.
Mais tarde, quando o budismo já era amplamente difundido na índia, seu 28º patriarca - Bodhidharma - deixou o oeste da Índia, e atravessando as montanhas do Himalaia, cruzando rios e regiões completamente selvagens, chegou à China com o propósito de tornar conhecidos os textos do budismo.
À época, as estradas entre China e Índia, praticamente inexistiam, e as dificuldades a vencer eram imensas, donde se pode imaginar a grande força física e espiritual de Bodhidharma necessárias para superar os milhares de quilômetros da viagem.
Anos mais tarde chegou ele até o templo Shaolin (Shorin-ji), na província de Hunan para falar sobre o budismo a um grande número de discípulos. A lenda conta que quando ele chegou encontrou os monges do Templo numa condição de saúde tão precária, devido às longas horas que eles passavam imóveis durante a meditação, que Bodhidarma imediatamente se preocupou em melhorar a saúde destes.
O que Bodhidarma ensinou foi uma combinação exercícios de respiração profunda, yoga e uma série de movimentos. Seus treinamentos eram intelectualmente muito rigorosos, o que deixava seus alunos prostrados de exaustão face à grande concentração que a Teologia exige. Bodhidarma, então, diante disso, criou um método de desenvolvimento físico e mental, dizendo: "Mesmo que tenha Buda pregado para a alma, o corpo e a alma são inseparáveis. Tenho notado que não estais conseguindo aperfeiçoamento em vossos treinamentos por causa da exaustão física. Por essa razão, dar-vos-ei um método com o qual podereis desenvolver vossa força física, capaz de fazer-vos captara essência das palavras de Buda".
O método que ele ensinou está descrito no Ekkin-Kyo (Ekkin-Sutra). Com ele os monges puderam desenvolver-se física e espiritualmente, e conta-se que esses monges do templo Shaolin ficaram conhecidos em toda a China por sua grande força e coragem. Historicamente os registros nos dão conhecimento da existência de dois templos Shaolin. O primeiro estava localizado na província de Hunan, no monte Su, e servia a Dinastia Ming. Após a destruição deste, em uma guerra contra os Manchus, os monges sobreviventes rumaram para Fukien, onde construíram um novo mosteiro Shaolin e por causa da geografia do local, desenvolveram novas técnicas, se adaptando ao solo. Algumas lendas falam que por volta do século XVII, um homem chamado Chen Yuan Ping levou suas técnicas da China para o Japão. Três Ronin foram inspirados pelos ensinamentos dele e desenvolveram estilos próprios que foram chamados de jujutsu.
Seus nomes eram Fukuno Hichuroemon, Isogai Jirozaemon e Miura Yojiemon; outra fala de um médico japonês que em visita a China aprendeu um estilo marcial, seu nome era Akiyama Shirobei, de Nagasaki, e o estilo que ele aprendeu na China era o Hakuda. Dessas experiências surgiram diversas escolas marciais, cada qual com seu nome e formas, mas que utilizavam o termo genérico de jujutsu. Importante observar que existiram muitas escolas com técnicas bem diferentes que compartilhavam do termo jujutsu, e outras que tinham técnicas semelhantes, mas que utilizavam nomes bem diferentes; Aikijitsu, Tai Jitsu, Yawara, Kempô, e mesmo o termo Jujutsu se dividia entre estilos como: Kito ryu, Shito Ryu, Tejin e outros.
É nesta época, na qual a forte divisão da classe social japonesa enaltecia a nobreza dos Samurais, que o Jujutsu se desenvolveu a fundo. Os nipônicos aperfeiçoaram a arte de lutar, onde poderiam decidir a vida ou a morte de um guerreiro em disputa. Era então o Jujutsu, uma prática obrigatória aos jovens que futuramente seriam "Samurais" ao lado da esgrima, literatura, pintura, cavalaria e outros. Assim, jujutsu não pode ser encarado como o nome de uma arte marcial especifica, mas de um gênero de luta. Aliás, historicamente muitas artes marciais que hoje utilizam o termo Dô, já utilizaram o termo Jutsu (Aikijutsu - Aikido, Karatê-Jutsu - Karatê-Dô, Jujutsu - Judô). E é exatamente aqui que a história começa a se tornar mais clara.
Quando o Mestre Jigoro Kano resolveu criar sua escola de Jujutsu, utilizou o termo Dô ao invés de Jutsu. Ju = Suave Jutsu = Arte JuJutsu (Arte Suave) Ju = Suave Dô = Caminho Judô (Caminho Suave) Isto porque o Japão passava por transformações sociais muito grandes. Então, devido a proibições impostas pelo governo japonês, na era Meiji, de prática das antigas artes marciais jutsu, seus praticantes mais proeminentes passaram a desenvolver métodos menos letais, nos quais deixavam de ser artes da guerra para verdadeiros caminhos filosóficos de autoconhecimento.
FINALIZANDO,O JUDO DERIVA DO JU JITSU OU ( JU JUTSU),E O JIU JITSU BRASILEIRO DERIVA DO JUDO.
Goshin Jitsu em Caraguatatuba
Em meados de 1990 caraguatatuba sp tinha 34 mil habitantes,e um jovem conhecido por paraná (fogassa), já faixa verde em karatê shobu ryu e faixa verde 2 kyu no contato total português, vai trabalhar em uma plantação de pimentão no bairro pegorelli.
Lá ele observa o patrão barbicha, que tinham chegado no município em 1989 (matsuda miaghi maeda), dando aulas a alguns membros de sua familia. com o tempo faz amizade com yuri, filho mais velho com 19 anos de barbicha, o qual revelando que também treinava artes marciais foi convidado a um treino. o tatame acostumado com tatames duros feitos de taboa planta nativa da região achou que seria facil, mas chegando la os treinos eram no galpão de madeira ao lado de um galinheiro fidido fidido. o chão de terra batida, claro que a pergunta veio vcs não usam tatames? e a resposta logo chegou ( barbicha), falei para não trazer este jovem para nosso treino (brasileiro tudo mole né), isto é treino da arte de guerra japonesa filho, e não esporte, pode ir embora não é obrigado a ficar aliás sou contra brasileiros aqui reparou que só tem minha familia ,(treinavam 9), pessoas 6 homens e 3 mulheres. Me senti mal mas o yuri insistiu fica amigo ,só tem eu a qui no meio destes velhos, então fiquei com medo mas fiquei.
Final do ano de 1990, em novembro ele se muda para a área central de caraguatatuba e na sua enorme garagem leciona defesa pessoal e combate de espadas após discutir com seu irmão yudi miaghi maeda, por motivos de $$$$. ja em 04/05/1991, meu presente de aniversário foi da f. amarela ele me pulou a f. azul e convidei meu amigo anderson santos para treinar conosco pois eu ja ajudava a dar aulas as criancinhas até 13 anos. em 1994 paraná (fogassa), ja era preta e anderson santos f. marrom. em 1996 paraná vai a f.preta 2 dan pulando o 1 dan,e o anderson recebeu a preta 1 dan. o goshin jitsu por grão mestre fogassa 8 dan o ju jitsu tradicional treinado por nós na época era somente defesa pessoal goshin jitsu ,onde as aulas mais animadas eram com cabo de vassouras como se fosse uma espada sem competições que eram extremamente proibidos . Mas sempre competindo e usando o goshin escondido no karatê shobu ryu e no contato total português, que levou os 2 amigos a serem expulso do (dojo matsuda). barbicha era completamente contra as competições dizia ele que seu avô era graduado de kanekishi fukushima ex companheiro de treino de ju jutsu de jigoro kano,que mais tarde ao ganhar os pergaminhos da familia de seu mestre jigoro kano fez seu próprio estilo ,kano ju jutsu, sendo acusado por kanekishi fukushima de traidor da arte verdadeira ,por impor regras em uma arte sem regras.( história passada de pai para filhos na familia matsuda). o ju jitsu é a arte flexivel.(com regras ja não é flexivel mais,yudi matsuda maeda irmão mais velho de barbicha).
Enfim ficamos suspensos do ju jitsu ai comecei a me dedicar mais ao contato total português e karatê shobu ryu. mas o anderson santos era amarrento e começou a ir no dojo assistir aulas como visitante e insistir depois me convidou a ir também ,com o tempo conseguimos voltar prometendo não usar o ju jitsu em nossas competições de outras artes marciais. porém tinhamos um amigo hoje falecido prof. tony 2 dan de contato total português e campeão de vale tudo (contato livre), que nos convidou a participar de um campeonato interno de ju jitsu morganti um estilo diferente de ju jitsu que tinha competições. então em 2003 barbicha mudou para a argentina e depois foi para o japão. por meados de 2007 barbicha voltou e começou a dar seminários difundindo o (verdadeiro ju jitsu),sem competições. com uma visão mudada graduou fogassa a 4 dan e anderson santos conhecido como (pequeno) na época a 3 dan,dando a missão de expansão da arte no litoral a eles e foi morar em bauru sp ,depois londrina pr,e depois maringá pr terra de japoneses.mestre fogassa e baixinho deram aulas em projetos sociais em varios bairros da cidade como rio do ouro,praia das palmeiras,tabatinga,tinga etc, sempre em igrejas como batista,presbiteriana,católica e associações amigos de bairro. em 2011 deram uma parada após fogassa ser mestre 6 dan e (pequeno) 4 dan . voltando por insistência do ja idoso matsuda,em 2013 barbicha ja doente vem ao brasil e pede para os 15 graduados em uma reunião em bauru sp,não deixar desaparecer o verdadeiro ju jitsu sem competições.
Nomeando fogassa a 8 dan e pequeno a 6 dan para liderarem o grupo,na hora por respeito todos aceitaram ,mas depois por conta das participações de competições em vale tudo e outras artes muitos saíram fora da associação de artes marciais . Já em 2016 o mestre fogassa faz uma reunião abre um cnpj em nome da associação brasileira de ju jiutsu tradicional abandona as outras artes marciais e hoje após implantar competições no ju jitsu mudar as faixas e regras administrativas de distribuição de valores entre os graduados tem crescido muito o ju jitsu expandindo a outros estados . e atualmente caraguatatuba ja chega a 115 mil habitantes. no momento caraguatatuba sp conta com grão mestre fogassa 8 dan,mestre anderson santos 7 dan,prof. sandro de oliveira rosa f. preta 3 dan, prof. reginaldo f. preta,e prof. jonathan f. preta 1 dan , antonio augusto moitas f. preta 4 dan , fernando f. preta , luciano f. preta ,adriano, yalan f. preta todos f. marron instrutores. a (a.b.j.j.t.) fica nesta cidade cituada no litoral norte de são paulo onde uma das ramificações do goshin jutsu se estabeleceu em 1989com a chegada da familia matsuda do ju jitsu tradicional a arte das 4 formas ( atemi waza, nague waza, ne waza, goshin jitsu ).